Norma municipal que regulamenta o uso de sacolas plásticas em Teresina
A norma municipal que regulamenta o uso de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Teresina é de 2009, mas boa parte das grandes lojas e empresas atingidas pela lei já estão com sua situação atualizada. Isso é o que afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdemir Virgino.
A lei obriga estabelecimentos de grande porte (que tenham mais de 75 funcionários) e que disponibilizam sacolas plásticas aos seus clientes a adotar a sacola oxibiodegradável, feita com um modelo de plástico que agride menos o meio ambiente, durando apenas um período entre 6 a 18 meses até a decomposição – incomparavelmente menor que o da sacola plástica convencional, que leva em torno de 450 anos para se reintegrar ao solo.
Outra opção para os clientes carregarem suas compras sem poluir tanto é a sacola retornável. Em alguns supermercados, este tipo de sacola custa R$ 1,99 a unidade, mas pode ser reutilizada por diversas vezes, já que é feita utilizando tecido ao invés do plástico. Os estabelecimentos incluídos na cobertura da lei e que ainda não ofereçam nenhum dos tipos da sacola, quando notificados, têm o prazo de 15 dias até a regularização.
Fonte: O DIA Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário