O Rio Parnaíba, conhecido como "Velho Monge", é um rio brasileiro que banha os Estados do Piauí e do Maranhão.Sua descoberta se deu pelo navegador Nicolau Resende por volta de 1640, quando sofreu um naufrágio nas proximidades de sua foz.Antes do seu nome atual possuiu vários outros : Fam Quel Coous (Miler , 1519); Rio Grande (Luis Teixeira, 1574); Rio Grande dos Tapuios (Gabriel Soares Moreno, 1587); Paravaçu (Padre Antônio Vieira, 1650); Paraguas (Guillaume de L’isie, 1700); Param-Iba, (Dauville).O nome Parnaíba se deve ao bandeirante paulista Domingos Jorge Velho , nome dado em recordação da terra onde nasceu, a vila de Santana do Parnaíba, nas margens do Rio Tietê em São Paulo. Com a formação do território da Província do Piauí em 1718, o rio Parnaíba serviu como uma divisão geográfica com o vizinho Estado do Maranhão.
Toda a economia, toda a história deste Estado de alguma maneira se liga ao Parnaíba tem um importante papel sócio-econômico. Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades: pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras. A possibilidade de navegação deste rio facilitou o povoamento e as comunicações até pouco tempo atrás. Hoje, a navegação é feita, principalmente na época de cheias, por pequenas embarcações.
O Rio Parnaíba foi o berço de Teresina . A Capital foi projetada e construída em suas margens em função da importância estratégica de sua navegabilidade, visando alavancar o crescimento do Piauí e deter a influência que o Maranhão começava a exercer sobre o interior piauiense. Embora seja a divisa natural dos dois Estados, é um fato reconhecido que sua relevância histórica, econômica e cultural é bem maior para o Piauí que para o Maranhão, a ponto de ser exaltado no próprio Hino do Estado do Piauí.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário