sábado, 6 de novembro de 2010

Domicílios fechados prejudicam o Censo em Teresina

Domicílios fechados em Teresina chegam a 5.178 e prejudicam a conclusão do Censo e pode prejudicar cidade com a redução de recursos do Fundo de Participação. Apesar de ter de estar programado para ser fechado, de forma definitiva no dia 21 de novembro, o Censo 2010 não foi concluído em Teresina porque ainda existem 5.178 domicílios fechados.

Alguns destes domicílios estão fechados porque as famílias não estão no momento em que os recenseadores do IBGE/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística passaram, mas muitos recenseadores ouviram frases do tipo “eu não tenho tempo para ficar respondendo censo”. Muitas vezes esta frase vem entrecortada com um palavrão para definir o Censo Demográfico.

Se a população de Teresina não foi bem contada e ser fiel à realidade, a cidade vai ter prejuízos com a redução dos recursos do Fundo de Participação do Município (FPM), que tem como base a população e menor volume de verbas para serviços essenciais como saúde, educação e saneamento que o Governo Federal destina mais dinheiro, equipamentos e programas para de acordo com o número de habitantes da população.

O supervisor de Informações do IBGE do Piauí, Pedro Soares, informou que Teresina tem recenseados 797.029 habitantes, 99% da população estimada pelo instituto para 2010, que é de 802.537 pessoas.
Pedro Soares está conclamando às pessoas que telefonem para o IBGE para marcar um horário que considerar mais adequado para responder às perguntas do Censo Demográfico.

Segundo o IBGE, as regiões de Teresina onde mais faltam famílias para contagem pelos recenseadores são as do Posto de Coleta do Jockey Center, onde falta o recenseamento em 1.690 domicílios; da região do Posto de Coletas da Avenida Dom Severino, na zona Leste da cidade.

Fonte: Meio Norte Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário