domingo, 31 de outubro de 2010

O Mercado Central São José de Teresina

O Centro Histórico de Teresina, cuja origem revela o cenário do início da sua história, mais especificamente o sítio da Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Bandeira, guarda uma rica paisagem urbana que inclui um conjunto arquitetônico de exemplares marcantes do classicismo ao modernismo.

A sede da antiga Intendência de Teresina, construído em fins do século XIX edificado em estilo neocolonial, com alterações com a implantação de elementos neoclássicos, que atualmente abriga a Fundação Wall Ferraz, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), a Igreja Nossa Senhora do Amparo, e o Museu do Piauí - uma edificação de 1859, com altas janelas em arco. Registram – se ainda o prédio da Justiça Federal, cuja construção foi iniciada em 1902, exemplar do estilo neoclássico e o Palácio da Cidade - Prefeitura Municipal de Teresina, construído em 1922 para sediar a Escola Normal, também com característica e imponência neoclássica.

Além de todos estes exemplares um edifício marca o cenário da área central da cidade - o Mercado Central São José – mais conhecido como Mercado Velho de Teresina, que apresenta fachadas originais voltadas para a Rua Aerolino de Abreu e Praça Marechal Deodoro (Antiga Praça da Constituição) e para a Rua Riachuelo, esta se articula com a Rua Lisandro Nogueira (Antiga Rua da Glória).

O Mercado apresenta com a tipologia organizacional de uma antiga feira, com um pátio central e corredores internos e externos, destinados a lojas e açougues. Com traços arquitetônicos imponentes marcados por seus arcos em seqüência e paredes de grande espessura, característica da arquitetura românica, atualmente encontra-se descaracterizado e “mascarado” por elementos construtivos que o fazem passar despercebido.

As obras de edificação do Mercado Central São José ou “Mercado Velho” foram iniciadas no século XIX, por volta de 1854, nos primórdios da implantação da própria cidade pelo Conselheiro José Antônio Saraiva. Hoje o que está na pauta do dia é a sua restauração de forma atender as demandas de requalificação da área central da cidade e fortalecimento do turismo regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário